Quando Faz Sentido Mudar a Identidade Visual da Marca

A identidade visual de uma marca, desempenha um papel crucial na forma como ela é percebida pelo público. No entanto, existem momentos em que é necessário considerar uma mudança na identidade, para se adaptar aos novos desafios, atender às expectativas do mercado ou simplesmente revitalizar uma marca desgastada pelo tempo.
Tempo de leitura: 5 minutos

Mas todo o cuidado é pouco para não investir tempo e recursos para mudar a identidade visual se esta mudança não fizer sentido para a marca ou se a mudança for apenas por gosto pessoal, é preciso avaliar os prós e contras desta mudança, e pensar de forma estratégica para que uma atualização resulte em benefícios duradouras para a marca.

Neste artigo, vamos nos aprofundar em cenários que fazem sentido repensar a identidade visual da marca, com exemplos inspiradores.

 

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Rebranding Estratégico Kia Motors

 

KIA Motors

A marca passou por várias mudanças em sua identidade visual ao longo dos anos, à medida que sua estratégia de negócios evoluiu. Em 2021, quando lançou sua identidade visual passou por uma simplificação marcante, o novo logotipo foi desenvolvido para lembrar uma assinatura manuscrita e possui elementos que remetem à “simetria”, “ritmo” e “ascensão”.

Novo slogan da marca

Também foi divulgado o novo slogan: “Movimento que inspira”. A linha rítmica e ininterrupta do logotipo transmite o compromisso da Kia em trazer momentos de inspiração, enquanto sua simetria demonstra confiança. Os gestos crescentes do logotipo personificam as ambições crescentes da Kia para a marca e, mais importante, o que ela oferece aos clientes.

O novo logotipo foi apresentado em um evento online que usou fogos de artifício e drones para mostrar a mudança. Esse evento acabou entrando para o Guinness World Records como o maior número de veículos aéreos não tripulados lançando fogos de artifício simultaneamente (foram usado 303 drones). Confira a apresentação:

 

 

Fusões e Aquisições

 

PIXAR Studios

Quando a Disney adquiriu a Pixar em 2012, eles mantiveram ambas as identidades visuais, mas fizeram ajustes sutis para incorporar elementos da Pixar à identidade visual da Disney, criando uma transição suave e respeitando as duas marcas.

O vídeo abaixo mostra a mudança do logotipo PIXAR assim que a Disney adquiriu a marca.

 

 

Mudança de Público-Alvo

 

Old Spice

A marca de produtos de higiene pessoal masculina Old Spice, que historicamente tinha uma imagem associada a homens mais velhos, passou por uma transformação radical em sua identidade visual e campanhas de marketing para atrair um público mais jovem e moderno.

Este é um exemplo clássico de mudança de publico da marca, onde foi necessário mudar a sua imagem para atingir um novo público, sem necessariamente mudar a qualidade ou o tipo de produto, bastava mudar a sua cara.

 

Evolução da Empresa

 

Google

Agora uma subsidiária da Alphabet Inc., passou de uma startup com um logotipo simples para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sua identidade visual foi ajustada ao longo dos anos para refletir a evolução da empresa e sua visão mais ampla.

No caso do Google percebe-se que eles utilizaram uma linguagem visual muito comum nos anos 90, onde se adotavam a utilização de efeitos de luz, sombra e volume, para o desenho da marca, e isto com o tempo foi caindo em desuso. A partir de 2015 ouve um evolução bastante significativa no aspectos visual, adotando um linhagem mais minimalista e simples da marca, o que é aplicado até hoje.

 

Reparação de Imagem

 

BP

Após o desastre ambiental no Golfo do México em 2010, a British Petroleum empreendeu um esforço significativo de rebranding, incluindo uma nova identidade visual, para demonstrar seu compromisso com a responsabilidade ambiental. A marca ficou muito mais moderna, ecológica e linear, fazendo com que a imagem antiga fosse totalmente desvinculada, para esconder uma passado complicado para a marca.

Claro que somente a mudança do desenho da marca, não indica que a marca mudou completamente, é necessário um processo profundo de gestão da marca para que um grande problema seja minimizado, do ponto de vista de público da marca, acionistas, parceiros e sociedade.

 

Manter-se Relevante

 

Coca-Cola

Ninguém dúvida que ela é uma das marcas mais icônicas do mundo, continua a evoluir sua identidade visual para permanecer relevante em uma era digital. Embora as mudanças sejam sutis, elas refletem a adaptação às tendências contemporâneas. A Coca-Cola é um dos exemplos de marcas bem mais sucedidos das ultimas décadas, existem poucas marcas no mercado que tenham um controle e gestão da marca muito bem monitorados, que garantam um resultado consistente ao longo do tempo.

É uma marca que serve como referencia para muitas marcas que estão começando, e podem perceber quanta consistência, resiliência e cuidado a marca tem colocado em seus produtos e na promoção da marca de forma certeira.

 

Novos Produtos ou Serviços

 

Airbnb

Quando o Airbnb expandiu seus serviços para incluir experiências locais, eles lançaram uma nova identidade visual para representar essa ampliação, destacando a diversidade de experiências que ofereciam.

Eles inovaram no conceito de uso de moradias de uma forma que ninguém jamais pensou, a preocupação em oferecer um serviço de excelência e confiança foi construindo de forma fantástica em pouco tempo de mercado, uma empresa que foi fundada em 2008 e hoje está presente em todo o mundo, sem ter nenhum imóvel para alugar e que vale milhões de dólares é realmente um exemplo de sucesso.

 

Importante

A mudança na identidade visual da marca pode ser necessária em diversos cenários. É importante que essa decisão seja estratégica, alinhada com os objetivos da marca e feita com cuidado para manter a conexão com a audiência existente enquanto atrai novos públicos.

É fato que em muito casos é necessário contratar um escritório especializado para projetar e executar um projeto de identidade visual que vá alavancar ainda mais o poder que a marca conquistou no seu mercado. A identidade visual pode parecer frescura para alguns, mas é a diferença entre a glória e uma marca sem relevância.

 

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