Naming – Ferramentas para Nomear Marcas

O processo de criação de nomes é uma jornada desafiadora que enfrentamos com paixão aqui na Anaya. Do processo meticuloso de escolher um nome à gestão de marca, destacamos a importância vital no cenário competitivo do INPI. Conheça nossa abordagem única para nomear marcas com impacto.
Tempo de leitura: 8 minutos

Escolher um nome para uma marca nos dias atuais é uma tarefa desafiadora que nós enfrentamos com determinação. O processo de naming (técnica par nomear uma marca) desempenha um papel crucial na gestão da marca, especialmente em um cenário de mercados cada vez mais complexos. 

Expressar os atributos e o propósito da marca é apenas o início; compreender o impacto que o nome terá na construção do valor da marca e sua percepção é igualmente essencial.

No entanto, a complexidade surge não apenas da estratégia envolvida, mas também de um desafio fundamental: a concorrência no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o órgão de registro de marcas. Nos nossos últimos projetos de naming, enfrentamos a árdua tarefa de gerar 200, 300, até 500 opções de nomes (sem contar as variações) em um único projeto, o que toma muito tempo e empenho de toda a equipe.

Parece um absurdo, mas a realidade é que, a cada 80 a 100 nomes, apenas 01 nome alcança a apresentação final nos nossos projetos.

Embora seja frustrante ver ideias promissoras confrontadas com a indisponibilidade de registro no INPI, encaramos esse desafio como uma oportunidade para aprimorar técnicas, explorar novos métodos de brainstormingabordam e ajudar outras pessoas a entender como funciona o processo de naming e como é trabalhoso.

Neste artigo vamos oferecer insights valiosos sobre a criação de nomes, e também enriquecer o seu repertório de ferramentas de pesquisa para criar nomes mais eficazes neste ambiente hostil.

Vamos em frente!

 

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Metodologia para Criar Nomes de Marcas

Não vamos se aprofundar em metodologias de naming, mas para contextualizar, vamos comentar sobre algumas técnicas que poucos sites abordam e que dá um gás no processo de pesquisa de nomes.

É necessário ao menos conseguir ter um panorama geral de todo o processo, para que as técnicas que vamos apresentar aqui façam sentido dentro um olhar metodológico e não de forma isolada.

 

 

Técnicas Básicas Para Criar Nomes de Marcas

Vamos mencionar de forma bem resumida e simplificada sobre algumas técnicas de naming, apenas para você que está estudando este assunto tenha uma noção deste processo, mas se quiser saber mais, temos várias dicas e informações detalhadas em nosso site, veja aqui!

 

Descritivo ou Literal

Este processo de criação de nomes, usa palavras que descrevem diretamente o produto ou serviço oferecido

Exemplo: “Tech Solutions”, “Fast Delivery Express”

 

Neologismo

Este processo de criação de nomes, faz a combinação de partes de palavras ou criação de uma nova palavra com base em um palavra já conhecida.

Exemplo: “Microsoft” (microcomputador + software)

 

Acrônimo

Este processo de criação de nomes, utiliza as iniciais de palavras para formar um nome.

Exemplo: “NASA” (National Aeronautics and Space Administration)

 

Fusão ou Inventada

Este processo de criação de nomes, faz a combinação de duas palavras para formar uma nova

Exemplo: “Brunch” (breakfast + lunch)

 

Metáfora, Analogia ou Evocativo

Este processo de criação de nomes, usa palavras que simbolizam características ou valores associados à marca

Exemplo: “Apple” (simplicidade, frescor) “Mustang” (Força, Velocidade, Vigor)

 

Sugestivo

Este processo de criação de nomes, sugere ou evoca características principais do produto ou serviço

Exemplo: “Netflix” (internet + flix, sugere streaming) “Belo Pão” (Referente a qualidade do pãozinho)

 

Geográfico ou Toponímico

Este processo de criação de nomes, baseia-se em uma localização, pode ser uma cidade, estado, um rio, uma montanha ou país.

Exemplo: “Amazon” (referência ao rio Amazonas) “Mont Blanc” (Monte Branco montanha mais alta da Europa Ocidental)

 

Cultural ou Temático

Este processo de criação de nomes, reflete elementos culturais, mitológicos ou temas específicos

Exemplo: “Nike” (deusa grega da vitória) “Pandora Jóias” (Deusa Grega da Mitologia)

 

Iniciais + Números

Este processo de criação de nomes, utiliza iniciais, números ou combinações alfanuméricas

Exemplo: “3M” (Minnesota Mining and Manufacturing) “7Up” (Refrigerante)

 

Criação de Palavras

Inventar uma palavra única e distintiva com base nas características da marca em questão, podendo ser um atributo, diferencial, uma característica técnica, um benefício ou até um contra-senso (esta técnica é a mais promissora e que dá mais resultado)

Exemplos: “Google”, “Yahoo”, “Håågen-Dazs”, “Rolex”, “Kodak”

 

Importante!

Ao escolher uma técnica, é essencial considerar a natureza da marca, o público-alvo, a concorrência e a mensagem que se deseja transmitir. O processo muitas vezes envolve brainstorming extensivo e consideração cuidadosa para garantir que o nome escolhido seja memorável, distintivo e alinhado com os objetivos da marca.

Olhando para essa metodologia acima, vale dizer então que as técnicas e ferramentas aqui estão mais focadas na etapa criativa, quando você já tem a estratégia de marca e a função do nome na estratégia bem definidas.

 

 

Ferramentas Criativas para Encontrar Nomes de Marcas

Parte essencial do processo criativo é explorar as palavras e significados do universo que a marca quer construir. E é aqui que entra nossa caixa de ferramentas para projetos de naming, para que seu processo criativo seja cada vez mais rico.

Dicionário: não poderia deixar de começar sobre este grande companheiro de qualquer projeto de naming: “o dicionário”. Seja o da língua portuguesa (ou outras línguas), de sonhos, símbolos, animais ou qualquer outro tema. Dicionários nos trazem significados mais profundos e inspirações dentro do universo da palavra.

 

  • Dicionário Online: é o dicionário online que eu mais uso atualmente (mas você pode usar qualquer um). Ele é um companheiro para todo o processo de criação. Em algumas etapas vou para o físico porque é mais completo, mas durante um processo mais ágil o online resolve bem.
  • Dicionário Físico: também no impresso existem muitas opções.  Uma das coisas mais legais para usar o dicionário físico é sempre visualizar as palavras que estão acima e abaixo da que você está procurando, pois normalmente elas são relacionadas a sua e muitas você ainda não conhece.
  • Dicionário de Símbolos é outro dicionário que está sempre comigo para o processo. Nele você consegue acessar um conteúdo com significados profundos, históricos e muitos ligados aos mitos.
  • Dicionário Indígena: não é para todo projeto, mas o dicionário indígena ou até mesmo o Tupi Guarani podem ajudar a criar nomes de marcas que buscam uma percepção bem brasileira ou mesmo indígena.
  • Dicionário de Sinônimos: explorar de forma aprofundada os sinônimos é extremamente necessário, pois o sinônimos mais comum já estão todo registrados no INPI. Você começa aumentar seu repertório de palavras para o projeto até para aplicar outras técnicas depois como mitologia e junção de palavras. Qualquer dicionário online costuma ter sinônimos. Aqui no escritório usamos bastante esse recurso do Dicionário Criativo.
  • Powerthesaurus: apesar de ser em inglês, o power thesaurus é ótimo e, se usar inglês é uma boa estratégia para seu nome, você pode usar bastante.

 

 

Outras ferramentas

Palavras relacionadas: às vezes os sinônimos não são suficientes, então é preciso ir para o universo daquela palavra. Um exemplo: estava num projeto onde “profundidade” era um atributo importante da marca, mas dificil gerar um palavra deste atributo. Então “Cavar” já foi bem mais interessante como palavra relacionada, gerando opções como “Kava” e Kavve” e até um prefixo “Cav” ou “Kav” para combinar com outras palavras.

 

  • Chatgpt: use comandos como “Faça uma lista de 50 palavras relacionadas a __________” para encontrar rapidamente palavras relacionadas. Você pode evoluir seus prompts, mas esse simples já é bem interessante.
  • Importante: inteligência artificial ainda não substitui outras fontes de informação, ela é mais um complemento. Então, mesmo que o chatgpt ou outras plataformas tragam uma rede ampla de palavras relacionadas, eu ainda gosto de verificar o Dicionário Criativo e o Dicionário Informal.
  • Rede de associação: ainda no âmbito palavras relacionadas, o Word Associations (em português de Portugal) traz uma rede de associação de palavras bem interessante para o que você está buscando.

 

Rimas: algumas grandes marcas já usaram o poder da rima para criar marcas relevantes (como o mais recente Study Buddy). Mesmo que seu nome não seja uma rima no fim, você pode ter boas ideias com essa técnica.

 

  • O Branco de Rimas (BR) além de trazer as palavras que rimam, ainda traz rimas com palavras que possuem acentuação gráfica, com a mesma quantidade de sílabas, com a mesma quantidade de letras e ainda palavras que rimam através da figura de linguagem aliteração.
  • Aqui vai uma lista de ideias de nomes que rimam para se inspirar.

 

Mitologia: de Nike a Tesla, a mitologia costuma ser uma inspiração para muitos processos. Trazer o nome de um deus ou deusa, mesmo que apenas inspirar novas criações, já ajuda a sua marca nascer com muitos significados profundos.

É verdade que os nomes da mitologia mais conhecidos e famosos, dificilmente vai consegui sucesso no processo de registro, mas com alguma criativa, você pode utilizar um nome mitológico com inspiração.

 

 

Outras línguas: também bastante presente na criação de nomes, buscar palavras em outras línguas como técnica de criação. A palavra em outra língua muitas vezes funciona para trazer mais opções e ainda sim gerar a percepção que você está buscando.

O Google tradutor me acompanhou por muito tempo e ainda é uma opção, mas hoje o ChatGPT virou realmente o queridinho do momento. Comandos como: ”Escreva [palavra] em latim, esperanto, estoniano, espanhol, alemão e inglês” ou “Escreva [palavra] em 50 línguas diferentes” são simples e eficazes.

 

 

Combinação de palavras: combinar palavras é um recurso bem relevante para o processo. Combinar duas ou mais palavras ajudam a contar a história daquela marca dentro do nome. Só precisa pensar também na sonoridade e grafia final.

Sem dúvidas o word unscrambler é uma das melhores opções que já usei para combinar palavras.

Comece, termine ou contenha alguma letra ou sílaba: depois que você encontrou um bom prefixo ou sufixo, pode fazer sentido buscar palavras que comecem ou terminem com eles. Exemplo: se você quiser criar um nome que termine com “elo”, busque as palavras que terminem com elo em diferentes tamanhos.

Faça um exercício no dicio.com usando essa função.

Gerador de palavras imaginárias de AI: quer uma inspiração para o processo? O thisworddoesnotexist.com é divertido mesmo não sendo em português. Basta carregar a pagina que um novo nome aparece.

Gerador de nomes por AI: de forma alguma eu acho que plataformas que geram nomes pela AI substituem um processo profundo e estratégico. Mas, assim como outros exemplos aqui, essas plataformas são ótimas ferramentas para fazerem parte do processo.

Para este uso, a Namelix é excelente. Não bastasse gerar o nome, ele ainda explica o significado do nome. A plataforma ainda dá opções “de briefing” bem interessantes para a criação ser mais certeira.

Onomatopéia: do clássico Yahoo ao bastante presente no mundo infantil Gloob, marcas mais divertidas e ousadas ainda podem ir para o mundo das onomatopeias.

Tem um site que você encontra uma  lista de onomatopeias.

Significado oculto: Urban Dicionary para você verificar se o nome escolhido tem algum significado oculto (e negativo) em alguma outra língua. 

Ainda nas verificações, o Namecheck é seu companheiro para encontrar um domínio livre. Use também nossa técnica de Naming Score para avaliar seus nomes.

 

Dicas Extra!

Uma vez que tenha uma lista de nomes, não esqueça de fazer uma pesquisa no Google para verificar o que está aparecendo quando faz uma busca pelo nome escolhido. Mas vale também pesquisar o “nome+descritor” (que é o termo que define o que a marca faz, por exemplo: padaria, arquitetura, farmácia, consultoria, engenharia e outros) as vezes você se depara com uma marca com o mesmo nome e no mesmo segmento.

 

Faça variações do mesmo nome

Verifique também o nome com outras variações como substituir “Y” por “I” ou “W” por “U” ou “X” por “CH”. O fato do nome ser escrito com TT, Y, XX, EE ou outras variações de escrita não dá a ele uma exclusividade no processo de registro no INPI. Faça uma busca por “imagem” as vezes podem aparecer “imagens negativas” relacionadas ao nome (que pode ser inapropriado para a marca) mesmo que ele seja um nome inventado.

 

Por hoje é isso, temos certeza que se você utilizar estas ferramentas com a técnica correta vais conseguir ter sucesso na busca do nome correto para sua marca ou produto.

 

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10 erros comuns da hora de escolher um nome
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Análise conceitual: O valor de uma marca forte.
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