Simplício Mendes, PI
2022
Criação de Nome, Design da Marca, Criação da Identidade Visual,
Rótulos e Manual da Marca
Realizamos um trabalho completo para criação da marca Purane Mel In-Natura, que estava passando por um processo de rebranding da marca, uma vez que, utilizava o nome da cooperativa local. Realizamos a criação do nome (naming), criação da identidade visual, rótulos para linha de produtos e logotipo da marca. A cooperativa de produtores de mel in natura, foi fundada nos anos 80 pelo Arcebispo alemão, Dom Edilberto.
A partir dos anos 90, o também alemão Padre Geraldo entra no projeto, dando continuidade e ampliando a produção de mel. Em 2013, nasce a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes – COMAPI.
Atualmente, a cooperativa conta com 468 sócios, distribuídos em 10 municípios, e produz mais de 1.000 toneladas de mel por mês, em mais de 31 mil colmeias.
Com o processo de renovação da marca, a empresa precisava transmitir aspectos voltados a qualidade e origem do seu negócio. Porem, após um aprofundamento intenso na história da marca, entendemos os principais diferenciais e valores da marca. Desta forma, definimos quais eram os aspectos que mais se destacavam no universo da marca: Pioneira, Humana e Regional
Todavia a marca utilizava um nome muito convencional, adotando um acrônimo da cooperativa, chamada COMAPI. O nome não seria adequado para nomear a sua linha de produtos a base de mel que seriam comercializadas por todo o país e países da Europa, e que variavam de tamanhos, partindo de tambores de 300kg a saches de 20g e precisava ser memorável e amigável.
A empresa buscava uma identificação nominativa mais comercial, popular e amigável para a marca e muito próxima das suas origens, uma vez que sempre produziram mel de forma artesanal, extraindo um mel puro e natural.
Após realizamos o processo estratégico e fazer uma avaliação preliminar no mercado de mel no Brasil, realizamos um levantamento detalhado para encontrar as 120 marcas de mel mais conhecidas no mercado nacional e com isso tentar distancias as marcas concorrentes da marca que iriamos criar.
Realizamos um processo intenso de pesquisa com mais de 320 nomes diferentes e chegamos a uma definição para o nome da marca que fez sentido para a estratégia de comunicação e personalidade do nome.
Trabalhamos variações do nome Puro, Puresa, Puríssimo (uma característica do produto), mais o sufixo do nome Sobe-rano (ligado a ideia da Abelha Rainha, dominante e influente na sua colmeia) e chegamos a variações mais interessantes para o nome da marca: Purano, Purana, Purani e Purane.
Optamos por “Purane” por ser mais leve, delicado e atender as exigências do cliente que buscavam um nome simples de fácil compreensão e escrita. Além disso criamos um slogan descritivo para a marca “A Pureza do Sabor” para enfatizar ainda mais o apelo do nome.
Uma história de sucesso com mais de 40 anos de atividade, a marca trabalhou de forma artesanal durante longos anos, no processo de beneficiamento e comercialização de mel in-natura, ao longo do tempo sempre manteve uma filosofia de trabalho mais humanista e preocupada com as questões de preservação de meio ambiente e apoio a comunidade local, na região nordeste do estado do Piauí.
A marca sempre trabalhou para oferecer ao consumidor um alimento saudável, de alta qualidade e promovendo a saúde e bem-estar. Daí nasce a Purane Mel In-Natura.